top of page

É possível melhorar a convivência familiar?



Confira 9 dicas práticas para melhorar o relacionamento da sua família


Já faz um tempo que as famílias “sofrem” com um afastamento mesmo estando próximos. Antes do isolamento social, era comum vermos famílias reunidas em restaurantes, shoppings, festas, porém afastados pela tecnologia. Sabe quando estavam todos na mesma mesa, porém cada um no seu celular? Muitos pais entregavam o celular aos filhos nessas situações para que a criança, ou até mesmo o adolescente, se distraísse e ficasse quieto em público.


Dentro de casa, a coisa também não é muito diferente. É muito comum famílias que moram no mesmo teto e não conversam, não fazem refeições juntos ou quando fazem, tem sempre uma televisão ligada ao fundo que não permite que aconteça uma conversa por exemplo.

E com isso, as pessoas deixam de conversar, de conhecer um ao outro, de entender o que outro está passando.


A família hoje pode ter vários formatos, mas ela continua sendo a base para uma criança. É a família que transmite valores, é a família o primeiro contato social que a criança tem, é a família que serve de espelho para a criança, é na família que a criança busca refúgio para suas dificuldades.


Mas como construir vínculos na família? Como melhorar a comunicação na família?


1. É preciso passar tempo juntos para construir laços de amor e carinho, não basta apenas compartilhar o mesmo teto, tem que participar de atividades, conversas, brincadeiras.

2. É preciso garantir, dentro da família, a individualidade de cada um, ou seja, o espaço de cada um. Respeitando o jeito de ser, escutando o que todos tem a dizer, envolvendo e dando voz aos mais tímidos.

3. É preciso ter elogio e puxão de orelha.

4. É preciso tempo. Sim, tem que dispor tempo para a família. Se você está sempre corrido, nervoso, com pressa, como espera que seu filho ou sua filha consiga contar o que está acontecendo com eles?

5. É preciso dedicação. A convivência familiar é um desafio, cada pessoa tem sua personalidade e quando junta todos no mesmo ambiente, as coisas podem pegar fogo. Por isso, se dedique, tenha paciência.

6. É preciso falar. Sim, fale o que você está sentindo. Se está sobrecarregada(o), não espere que as pessoas percebam, fale. Se está chateado, se não entendeu alguma coisa, se não gosta de alguma coisa: FALE! Tenha reuniões em família para conversar sobre o que não vai bem.

7. É preciso fazer coisas juntos. Assistir um filme, ver um vídeo, jogar um jogo, fazer pelo menos uma refeição no dia juntos... Se cada um fica no seu canto com as suas coisas, fica difícil melhorar a relação na família.

8. É preciso dividir as tarefas domésticas para que ninguém fique sobrecarregado.

9. É preciso demonstrar o seu amor e carinho com pequenas atitudes no dia a dia.


Não é fácil. Não é do dia para noite. Mas, É POSSÍVEL!


De pouquinho em pouquinho, melhorando uma coisa aqui e ali, a convivência familiar pode sim melhorar!

Vou propor um desafio: que tal fazer uma reunião com sua família para conversar sobre pontos positivos e negativos da relação de vocês?


Muito obrigada mais uma vez,

Com carinho, Psicóloga Aline Sartori


Me siga nas redes sociais: @psi.alinesartori


  • Texto publicado em meu antigo Blog em 13/05/2020

留言


bottom of page