Conheça 10 dicas simples para incentivar os pequenos leitores!
A leitura é um dos melhores hábitos que podemos desenvolver na vida!
Estimular a leitura nos pequenos é o melhor caminho para desenvolver esse hábito.
A criança pequena, mesmo antes de ser alfabetizada, já costuma gostar muito de leituras. Os olhinhos ficam vidrados nas ilustrações dos livros e os ouvidos super atentos a história lida. Por isso, é muito importante que a criança, desde bem pequena, tenha acesso e contato com os livros!
Confira as 10 dicas abaixo:
1. Busque livros adequados a idade
Existem livros para todas as idades. Cada livro terá linguagem e ilustrações adequadas a idade da criança. Um bom exemplo disso são os livros de tecido para bebês que ainda não conseguem folhear as páginas de papel. Além do manuseio do livro, a história precisa estar adequada para entendimento das crianças.
2. Deixe a criança manusear os livros
É importante deixar que as crianças folheiem os livros e apreciem o texto e ilustrações. Mesmo a criança que ainda não está alfabetizada pode imaginar histórias através das cores e desenhos dos livros.
3. Crie um hábito de leitura com a criança
Estipule um horário para realizar a leitura diária para e com a criança. A leitura é um hábito a ser desenvolvido, por isso é muito importante incluir na rotina da criança. Além disso, é importante que a criança observe esse hábito nos adultos com quem convive, quando a criança vê você lendo ela entende que ler é importante! Então, cria uma rotina de leitura e dê o exemplo!
4. Leia para a criança
Sempre leia para a criança, além das crianças gostarem de ouvir histórias, a contação de história proporciona que a criança conheça novas palavras e comece a se interessar pela leitura. Após a leitura, estimule a criança a fazer a própria leitura, ela pode recontar a história ou pode ler do seu jeito, ou até imaginar e criar uma nova história.
5. Torne a leitura divertida
Leia histórias que partam do gosto das crianças... sobre dinossauros, guerreiras, o que desperta o interesse delas? É importante apresentar diferentes temas de leituras, mas também leve em consideração o que a criança gosta. Sem dúvidas, a criança irá se interessar muito mais pela leitura quando seu interesse for respeitado. Quando realizar a leitura para a criança faça vozes diferentes para cada personagem, crie um mistério, use a criatividade e deixe esse momento muito mais divertido!
6. Apresente diferentes tipos de textos para a criança
Jornais, revistas, livros, receitas, fábulas, contos, poemas e por aí vai. Assim a criança começa a compreender qual a utilidade e a função da escrita que pode servir para comunicar notícias, ensinar algo, contar histórias e muito mais.
7. Saia do convencional
Apresente para a criança livros com histórias de indígenas, de imigrantes, de personagens negros, de meninas heroínas. Nosso país é rico em diversidade e valorizar isso através das leituras infantis é um ótimo caminho para estimular o gosto pela leitura e também o respeito!
8. Converse sobre a leitura
Uma ótima dica é após a leitura bater um papo com a criança sobre a história lida. O que ela entendeu? O que ela gostou? O que ela não gostou? O que ela mudaria na história? Deixe a criança falar sobre o livro, sobre as ilustrações, sobre o texto, tudo isso vai envolvê-la ainda mais no universo da leitura!
9. Use a tecnologia a seu favor
Mostre as crianças que o tablet e celular também podem ser usados para leitura através dos livros digitais!
10. Considere a idade da criança e o tempo de concentração
Não adianta querer ler uma história longa para uma criança pequena, ela vai se distrair. E ficar chamando a sua atenção para prestar atenção na história não irá ajudar a desenvolver o gosto pela leitura nela. Por isso, para crianças até 2 anos de idade utilize livros rápidos e curtos, com ênfase em gravuras simples e grandes. Dos 2 aos 3 anos, pode-se contar uma história rápida, mas com mais personagens e gravuras com mais detalhes, a partir dos 3 anos comece a inserir histórias um pouquinho maiores e com textos mais elaborados com mais personagens.
Observe a sua criança, não existe uma regra única para todas, pode ser que uma criança tenha mais concentração do que outra, por isso observar e conversar com a criança é o melhor caminho. Para todas as faixas etárias o uso de músicas, fantoches, mímicas é sempre muito bem aceito pelas crianças.
Então, bora?
Comece já a criar o hábito de leitura nos pequenos!
Com carinho, Psicóloga Aline Sartori
CRP 06/124216
Comments