A partir dos 2 anos de idade as temidas birras começam a aparecer.
Eu sei que não é fácil manter a calma nessa hora, mas é preciso entender que a birra só acontece porque a criança já entendeu que através desse comportamento ela consegue o que ela quer.
A birra também pode ser uma clara demonstração de que a criança está com dificuldades em lidar com as frustrações ou não está sabendo lidar com as próprias emoções.
3 dicas básicas para lidar com a birra dos pequenos:
1️⃣Faça combinados com a criança e cumpra. Então, diga para ela o porquê e para que vocês estão indo ao mercado, ao shopping e etc. E o mais importante, se a criança fizer birra, não ceda e cumpra com o combinado, pois é aos poucos, com a sua consistência que ela irá perceber que não adianta mais agir dessa maneira.
2️⃣Acolha o sentimento da criança, mas pontue que não é assim que resolve, diga a ela: Eu sei que você está irritada, mas eu não consigo te entender quando você está gritando desse jeito, se acalme para me contar o que está acontecendo. E então proponha soluções que estão de acordo com o combinado que vocês fizeram.
3️⃣Depois que a criança se acalmar é importante conversar com ela e explicar o que aconteceu. Se o passeio acabou, lembre a criança do porquê. Se ela perdeu alguma coisa, explique qual comportamento a fez perder.
Lembre-se: em alguns momentos pode ser necessário uma avaliação com psicólogo para compreender melhor o que está acontecendo com a criança e assim poder ajudar da melhora maneira!😉
コメント