top of page

Afinal, ansiedade é bom ou ruim?


Parece que se tornou “normal” estar ansioso(a). Muitas pessoas usam a palavra ansiedade para descrever diferentes sensações e situações que vivem em seu dia a dia.


Ansiedade é preocupação com o futuro, com aquilo que ainda vai acontecer.

A ansiedade é importante na nossa vida, pois sem ela não teríamos vontade de mudar, de agir, de programar e de se preparar para algo. Uma preocupação saudável com algo que precisamos fazer nos ajuda a nos dedicarmos e ficarmos melhor preparados para lidar com a situação.


Porém, quando a ansiedade foge do controle, ela pode nos aprisionar. O transtorno de ansiedade, assim como a depressão, é uma doença e precisa de atenção, cuidado e tratamento. A ansiedade fora de controle causa uma alteração química no cérebro diminuindo os neurotransmissores chamados serotonina e GABA.


A forma como vemos o mundo está totalmente relacionada a forma como interpretamos as nossas emoções, por isso podemos ter uma interpretação distorcida da realidade e isso pode aumentar e muito a ansiedade.


O mundo moderno exige muito de nós. Não podemos errar, não podemos perder tempo, existe sempre muita cobrança e pouco elogio, muito apontamentos e pouca valorização. Isso torna a vida pesada e difícil de carregar.


Sabe aquele famoso “e se?” E se algo der errado? E se eu não conseguir? Pois é, ele começa a conduzir e administrar os seus pensamentos.


É importante observar os seus limites, respeitar o seu corpo e cuidar de você.

A ansiedade também pode levar a depressão. São doenças sérias que não são frescura ou fraqueza. Não é vergonha procurar ajuda.


Cuide-se!

Com carinho, Psicóloga Aline Sartori

CRP 06/124216

Comentários


bottom of page