top of page

Meu TCC e a história por trás dele


Você já quis muito fazer algo, mas tinha medo de não conseguir?


Na foto ao lado, eu estou apresentando o meu TCC do curso de Psicologia. Eu escolhi um tema bem difícil para um TCC de graduação. Na época, há 7 anos atrás, quase não tinha estudos sobre esse tema.


Meu tema foi: Um olhar filosófico sobre o viés de confirmação: Psicoterapia fenomenológica como um caminho para o pensamento crítico e autoconhecimento.

Nome grande e complicado né? rsrs


Mas, o que quero contar pra vocês com essa foto é que eu tive muito medo de não conseguir escrever sobre esse tema. Eu sempre me interessei pela filosofia e quando conheci a fenomenologia existencial eu me encantei.


Mas era difícil. Quando comecei a pesquisar artigos sobre o tema eu comecei a ficar desesperada. Cheguei na faculdade um dia decidida a mudar o tema do meu TCC porque eu tinha certeza que não conseguiria escrever sobre isso.

Mas eu não mudei. Porque era isso que me motivava, era que isso que eu queria discutir e escrever sobre. Então eu fiz!


Na foto ao lado, ele está pronto e impresso. 64 páginas. Faltava apenas enviar para a gráfica para a encadernação e depois entregar para os professores orientadores.


Sabe quando você faz algo mas não espera um bom resultado? Essa era eu! Eu me lembro que dizia para meus colegas: "se eu tirar 6 para ficar na média e ser aprovada, já ficarei feliz!" kkkkk


Minha nota foi 10! Uma das professoras orientadoras me parabenizou pelo trabalho e disse que realmente estava muito bom.


Sabe qual foi o meu erro nisso tudo? Não enxergar o meu esforço e não acreditar que eu poderia sim fazer algo bom. Eu li mais de 12 livros e 9 artigos para fazer esse TCC. Eu me esforcei, me dediquei e abri mão de muita coisa na época para estudar e escrever.

E por que, com tanto esforço e dedicação, eu ainda não conseguia confiar que talvez poderia estar bom o meu TCC?


Porque nós costumamos sempre reduzir a nossa capacidade. Eu me surpreendi com minha nota e com as observações positivas que recebi dos professores.

Já pensou se eu tivesse mudado meu tema?

Quantas vezes você desistiu ou mudou algo que não queria porque não confiou no seu potencial?

Comentários


bottom of page