Quem é que não gosta de ver um filho se alimentar de comidas saudáveis?
Muitas frutas, verduras e legumes? 🥦🍎🥕
E quando a criança, de um dia para o outro, que se alimentava extremamente bem para de comer alguns alimentos, rejeitando-os pela aparência, sabores, texturas ou cheiros.
Os pais cansados e preocupados em deixar a criança com fome, acaba oferecendo o que a criança aceita e assim ela acaba comendo sempre a mesma coisa!
A seletividade alimentar é quando a criança apresenta pouco apetite, recusa alimentar e desinteresse pelo alimento. Os alimentos mais rejeitados geralmente são verduras, legumes e frutas.
A seletividade alimentar enquanto transtorno é caracterizada quando há um número grande de alimentos que a criança não consome, ou pelo fato de nem aceitar provar alimentos novos.
Durante a introdução alimentar, a criança está aprendendo a reconhecer e apreciar sabores, texturas e cheiros diferentes, então é normal ter momentos de recusa de alimentos.
Os pais devem se preocupar quando essa recusa começa a ser muito acentuada e persistente, prejudicando a nutrição dessa criança.
O melhor caminho é entender o porque a criança está recusando os alimentos. É preciso descobrir se existe um problema emocional ou físico. Por isso, procure ajuda profissional e comunique sempre o pediatra da criança sobre qualquer mudança comportamental dela.
Comments