top of page

Timidez na Infância



Algumas crianças são bastante tímidas e essa timidez pode ser apenas uma característica da personalidade da criança, pois algumas pessoas são mais reservadas e introvertidas. A timidez passa a ser um problema quando prejudica o desenvolvimento da criança, como por exemplo quando ela não consegue fazer amizades, não consegue pedir para ir ao banheiro na escola ou até mesmo tirar uma dúvida na sala de aula.


Por isso, é importante ficar atento quando a criança apresentar muita dificuldade para se relacionar chegando a preferir sempre brincar sozinha do que tomar a iniciativa de chamar um amiguinho. Fique atento se existe um sofrimento para a criança em relação a sua timidez, se existir, é fundamental ajudar essa criança a lidar com isso.


A criança tímida costuma ser bastante exigente consigo mesma e geralmente está preocupada com o que os outros pensarão dela, associando uma imagem negativa a si mesma por não conseguir corresponder às expectativas dos outros o que pode até gerar ansiedade na criança. Então, uma questão extremamente importante para lidar com essa criança é em relação a sua autoestima, valorizando para que ela se sinta segura e confortável consigo mesma.


Confira 8 dicas para ajudar a criança a lidar com essa dificuldade:


1. Estimule a criança a falar o que sente e o que pensa com a família.

2. Não rotule a criança na frente dos outros. Nada de dizer: “ela é tímida” pois isso só irá deixar a criança ainda mais tensa com a situação por não conseguir corresponder ao esperado pelos adultos.

3. Não force a criança a fazer aquilo que ela não se sente confortável para fazer. Se a criança é tímida, ficar forçando ela falar com todos será muito assustador para ela. Por isso, converse com a criança fora desses momentos e aos poucos vá incentivando-a a cumprimentar e conversar com os demais.

4. Não compare a criança com o amigo, esse comportamento a deixará muito mais insegura e desconfortável com a situação.

5. Destaque as qualidades da criança para que ela perceba o seu potencial e se sinta segura de dizer o que pensa e o que gosta.

6. Valorize os pequenos avanços e conquistas da criança. Quando ela conseguir fazer algo que não conseguia antes, reforce dizendo que você sabia que ela iria conseguir pois sabe de seu potencial.

7. Converse com a criança sobre o que a deixe envergonhada e juntos pensem em soluções para os problemas.

8. Respeite o jeito de ser cada um. Cada criança é única, respeitar a criança é entender a forma como ela é e como se sente.


Pais, mães e professores devem oferecer apoio e carinho para a criança tímida, sempre reforçando seu potencial. Pode ser que ela sempre será tímida, mesmo na vida adulta, mas com o tempo ela ganhará confiança e se sentirá segura para superar a timidez quando for necessário.


Com carinho, Psicóloga Aline Sartori

CRP 06/124216

Comments


bottom of page