Que criança também pode ter depressão?
É preciso entender qual a diferença entre tristeza e depressão na infância. Lembre-se que a criança tem dificuldade de dizer exatamente o que sente, porque não sabe nomear as próprias emoções. Então, ela depende do adulto para ajudá-la a nomear e dar significado para o que sente.
Alguns fatores como mudança de casa, de cidade, de escola, de professores, divórcio dos pais, conviver em um ambiente com muitas discussões podem ser os responsáveis pela depressão na infância.
Além desses fatores, doenças crônicas, tratamentos intensos, cirurgias e internações também podem entrar na lista.
Podem ser sintomas de depressão infantil: tiques, medos, problemas com memória e concentração, ansiedade, sentimento de culpa, aumento da sensibilidade, cansaço excessivo, fadiga, problemas com o sono, sentimentos de que não tem valor, desânimo, mudanças no apetite, pesadelos constantes, queixas frequentes de dores de cabeça e barriga – a criança demonstra que nunca está bem.
A depressão infantil pode apresentar muitos outros sintomas, por isso é importante sempre ficar atento a mudanças bruscas no comportamento das crianças. E quando observar que algo parece errado, procure ajuda profissional para avaliar e diferenciar se a criança está triste ou depressiva.
Com carinho, Psicóloga Aline Sartori
CRP 06/124216
Comments