top of page
Foto do escritorAline Sartori

Você sabia que psicoterapia não é só tratamento de transtorno?



Ainda é comum as pessoas terem vergonha de dizer que fazem acompanhamento psicológico por acharem que os outros vão pensar que elas estão mentalmente doentes.

Isso é um grande erro. A psicologia clínica não se restringe apenas ao tratamento das doenças mentais, muito menos se destina a pessoas fracas, mas é muito mais abrangente do que isso.


A psicoterapia é uma oportunidade de se conhecer melhor e se relacionar de maneira saudável com as pessoas e situações que fazem parte do seu dia a dia.

É um caminho para:

- se compreender melhor

- entender a origem de seus conflitos e sintomas

- se sentir mais seguro para tomar decisões e fazer escolhas

- te ajudar a lidar com perdas, mudanças de emprego, família, cidade ou uma nova fase da vida

- compreender, nomear as emoções e aprender como agir em diferentes situações


E sim, a psicoterapia é uma forte aliada no tratamento de transtornos psiquiátricos, mas isso também não deve ser motivo de vergonha, afinal qualquer pessoa pode, em algum momento da vida, passar por problemas e precisar de ajuda. E tudo bem! Não somos de ferro e nem super heróis.


Por isso, a psicoterapia pode ser vista também como uma caminho para a prevenção e promoção da saúde mental e do bem-estar individual e coletivo.


A psicoterapia infantil também se encaixa nessa descrição, sendo um espaço para acolhimento das angústias, medos e inseguranças das crianças, investigação do que está acontecendo quando a criança se encontra em sofrimento e não consegue nomear o que sente, apoio e auxílio para dificuldades de aprendizagem e comportamentais e um momento de intervenções e orientações com os pais ou cuidadores.


Não é necessário um diagnóstico de depressão ou ansiedade para procurar ajuda psicológica. Muitas vezes não existe de fato um transtorno, mas muitas pessoas não se sentem realizadas e satisfeitas consigo mesmas e acabam se acostumando a serem infelizes.

O psicólogo clínico, é um facilitador que, munido do conhecimento e prática que adquiriu, convida você a ser mais tolerante, resiliente e desenvolver um olhar mais sensível para o mundo e para você mesmo.

Agora, quando alguém fizer alguma piada ou brincadeira sobre a psicoterapia, você já sabe que a psicologia clínica é para todos, estejam adoecidos psicologicamente ou não e que não é vergonha escolher se cuidar!


Por isso, cuide-se e respeite seus sentimentos e necessidades!

Com carinho, Psicóloga Aline Sartori


SEMANA DA PSICOLOGIA – 27/08: DIA DA PSICÓLOGA

Comments


bottom of page