Psicoterapia
O que é, Para que serve, Quem pode fazer , Como funciona e Benefícios
Você já deve ter ouvido essa palavra por aí.
Mas, você sabe o que é psicoterapia? Para que serve? Como é feito? Como funciona? Quais os benefícios? Quando deve procurar por esse serviço?
A psicoterapia pode te ajudar muito no seu dia a dia.
Vamos entender melhor como ela funciona?
O que é psicoterapia?
A psicoterapia, ou terapia como é mais conhecida, tem como finalidade tratar problemas psicológicos. A palavra tem origem grega e significa Psykhé - mente e Therapeia - ato de curar ou restabelecer. Em outras palavras, a Psicoterapia tem como objetivo tratar as doenças e/ou transtornos psicológicos restabelecendo a saúde mental.
A psicoterapia é uma prática científica, baseada em linhas teóricas com eficácia comprovada. É um conjunto de estratégias e técnicas que tem como objetivo trabalhar as emoções humanas tratando traumas, transtornos e dificuldades de ordem psicológica. Psicoterapia não é aconselhamento e nem apenas "bater papo", é uma prática científica com planejamento terapêutico.
O psicólogo não oferece respostas prontas ou ajuda o paciente a tomar decisões, mas realiza um trabalho para que o paciente desenvolva ferramentas, estratégias e segurança para resolver suas questões pessoais, profissionais, emocionais e familiares.
Existem diferentes abordagens de trabalho do psicólogo, chamamos de linhas teóricas. Eu sigo a linha teórica chamada Fenomenológica Existencial. Falaremos mais sobre ela ao longo do texto.
Pra que serve a psicoterapia?
A psicoterapia tem como objetivo promover qualidade de vida para o paciente. É trabalhado a visão de mundo e percepção da pessoa, para que ela consiga perceber e compreender o seu cotidiano, suas relações e que tenha a oportunidade de ser protagonista de sua vida resinificando memórias ou acontecimentos que lhe causam sofrimento e insegurança.
Através da psicoterapia é possível que o paciente encontre novas formas de se relacionar com as pessoas e consigo mesma de maneira mais leve e mais saudável. Também ajuda a pessoa a descobrir quem é de verdade, suas qualidades e potencial tornando-se capaz de dizer o que pensa e impor limites para que a respeitem. Dessa maneira, é possível restabelecer a saúde emocional, promover o crescimento pessoal e a melhora dos sintomas apresentados.
A psicoterapia não é destinada somente a tratar transtornos psicológicos já instaurados. Ela também pode ser uma estratégia de prevenção de problemas emocionais.
Quem pode fazer psicoterapia?
A psicoterapia é para todos. É indicada para todas as idades e pode ajudar em várias situações. Não é necessário ter um transtorno psicológico, pois a psicoterapia é uma ótima opção para desenvolver ferramentas para lidar com:
A psicoterapia oferece ao paciente uma oportunidade de conhecer melhor como seu organismo e cérebro funcionam, o que faz mal a ele, o que ele precisa mudar, o que ele precisa resgatar. Essas informações ajudam a pessoa a agir no dia a dia de forma mais segura e confiante, pois é mais fácil lidar com situações que já conhecemos.
A psicoterapia é indicada para pessoas que vem apresentando dificuldades como:
-
sentindo tristeza na maior parte do dia;
-
sentindo-se desmotivada(o) para fazer as atividades do dia a dia;
-
falar em público ou expressar sua opinião;
-
não consegue resolver um problema;
-
problemas no relacionamento;
-
aumento de tensão e irritabilidade;
-
não consegue controlar a ansiedade;
-
sente enjoos com frequência e não tem nenhum problema de saúde relacionado;
-
não se conhece bem, não sabe o que sente ou o que gosta direito;
-
quer entender melhor suas emoções para saber como agir e lidar.
Cada pessoa procura o atendimento psicológico por um motivo diferente, mas todas tem algo em comum: um SOFRIMENTO que precisa ser aliviado.
Além dessas questões, a psicoterapia também é indicada para tratar pessoas com diagnósticos de transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, transtornos de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos alimentares e etc. Nesses casos, dependendo dos sintomas apresentados, pode ser necessário conciliar com um tratamento medicamentoso também.
Aqui no site, publiquei textos descrevendo com detalhes as principais queixas que trato em meu consultório, que são:
A psicoterapia também pode ser uma opção de prevenção de questões emocionais. Nesse caso, será trabalhada questões ligadas ao autoconhecimento para que a pessoa aprenda como ela mesma funciona, utilize suas habilidades da melhor maneira possível e saiba lidar com suas fragilidades de maneira saudável.
Uma coisa é certa: não podemos mais conceber a ideia de que "psicólogo é pra louco". A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, suas relações, maneiras que o cérebro elabora e interpreta o ambiente e os estímulos que recebe, ou seja, estuda os fenômenos e processos mentais do ser humano. A psicoterapia trata questões relacionadas ao comportamento humano, relações humanas e funcionamento da mente sendo de maneira preventiva e/ou curativa.
Como funciona a psicoterapia?
A psicoterapia pode ser realizada de maneira presencial ou online. Eu atendo de forma presencial na Praça Zacarias - Centro de Curitiba/Paraná e online para qualquer lugar do Brasil e do mundo.
No presencial ou no online a qualidade do serviço prestado é a mesma.
A primeira sessão de psicoterapia é uma entrevista chamada anamnese, é como se fosse uma avaliação onde irei levantar algumas informações sobre o paciente, assim a pessoa tem a liberdade de contar o porque está procurando o atendimento, o que vem sentindo e quais sintomas apresenta. Nessa primeira sessão, também é conversado sobre como funcionará a psicoterapia: qual dia e horário das consultas, regras sobre faltas, atrasos e remarcações, valor e forma de pagamento, sigilo profissional.
A sessão de psicoterapia tem duração de 50 minutos, o ideal é que seja 1 sessão por semana. A frequência das sessões pode variar de acordo com o caso, podendo ser mais ou menos do que 1 por semana. Na avaliação, indicarei qual o melhor tratamento para o caso de cada paciente.
Não é possível estabelecer a quantidade de sessões necessárias para tratar o paciente, visto que cada pessoa tem um tempo para que o processo de psicoterapia traga resultados, além disso é muito comum que o paciente procure o serviço com uma queixa específica e durante a psicoterapia observe outras questões que também precisam ser tratadas. Além disso, o comprometimento do paciente com o tratamento e a assiduidade nas consultas também contará para que o mesmo obtenha resultados.
Eu costumo fazer devolutivas frequentes para o paciente com o objetivo de sinalizar os avanços e estabelecer quais metas ainda são necessárias serem alcançadas.
A alta psicológica existe e é feita no momento em que observo que as principais questões relacionadas ao funcionamento psicológico do paciente foram trabalhadas/tratadas.
A sessão de psicoterapia é uma conversa, porém é uma conversa onde a psicóloga está alicerçada em uma teoria científica do funcionamento da mente e ajudará o paciente a conhecer mais a si mesmo para observar com um olhar diferente a sua própria vida e rotina. O paciente não tem que se preocupar com o que falar e não deve "esconder" o que realmente sente. De forma livre e espontânea, o paciente será convidado a ir contando suas questões pessoais estando ciente de que a psicoterapia é um ambiente livre de julgamentos e que estará resguardado com o sigilo profissional.
Em minha experiência clínica, já tive contato com pacientes que eram tímidas(os), reservadas(os) e que ficavam muito receosas(os) de fazer psicoterapia porque não costumavam conversar sobre si mesmas(os) e tinham muita dificuldade em se abrir. Isso é normal! Para isso, existem técnicas para ajudar a pessoa a falar sem se sentir constrangida ou pressionada. É muito lindo quando o paciente fica surpreso por ter conseguido falar de forma tão natural.
Cada etapa da vida tem desafios diferentes. Saiba mais sobre quando procurar atendimento psicológico para criança, adolescente ou adulto, clique no botão abaixo:
Psicoterapia online ou presencial?
Aqui é uma questão de escolha. O atendimento online tem sido uma opção interessante pois acaba sendo mais prático porque é possível ser realizado de qualquer lugar sem o deslocamento até o consultório. Para isso, basta apenas que o paciente tenha um espaço confortável onde não seja interrompido e se sinta à vontade para falar o que quiser sem se preocupar de alguém estar ouvindo. A sessão online pode ser feita dentro do carro para pessoas que não tem essa disponibilidade por conviver com mais pessoas em casa. O ideal é que tenha uma boa internet e fones de ouvido.
A sessão online é realizada através do aplicativo Google Meet por uma vídeo chamada de 50 minutos. Não é permitido gravar a sessão, a não ser que isso tenha sido acordado entre ambas as partes envolvidas: paciente e psicóloga.
Algumas pessoas preferem o atendimento presencial, seja por não ter privacidade em casa, boa internet ou por se sentirem melhor no ambiente do consultório. Alguns casos específicos devem ser direcionados para o atendimento presencial, mas essa avaliação será feita pela psicóloga.
O atendimento presencial é realizado em meu consultório que fica na Avenida República Argentina - no bairro Água Verde em Curitiba/PR.
Crianças abaixo de 8 anos de idade precisa de uma avaliação prévia para definir qual a melhor modalidade de atendimento para elas.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Atualmente meus atendimentos estão baseados na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que é fortemente reconhecida por oferecer tratamentos cientificamente comprovados.
Sou formada também na abordagem Fenomenológica Existencial e em neuropsicologia. Por isso, meus atendimentos levam o que há de melhor nas três abordagens, oferecendo ao paciente um conhecimento válido sobre si mesmo, sobre o funcionamento de seu cérebro, sobre a formação de suas crenças e pensamentos automáticos e sobre como ele enxerga e percebe o mundo a sua volta.
O meu objetivo é ajudar o paciente a reconhecer o sentido que a vida, o mundo e as relações tem para ele, permitindo que ele entre em contato com suas angústias e questões emocionais que o fazem sofrer, interpretando e buscando significado em seu contexto e história de vida. Não trabalho com generalizações que encaixam o ser humano em "caixinhas" e consideram que todo sofrimento ou transtorno é igual.
Cada ser humano é único e precisa de um olhar atento para as suas necessidades.
Quais os benefícios da psicoterapia?
Ao falar com uma psicóloga, você pode tratar de forma segura os seus medos e dificuldades. Sem julgamentos e de forma sigilosa, a psicoterapia é o caminho para tratar questões emocionais!
Como já falamos por aqui, vai muito além de uma simples conversa. É um tratamento eficaz e seguro para os conflitos emocionais.
Com a psicoterapia, você pode alcançar os seguintes benefícios:
Conheça os meus consultórios
Atendimento Online
Atendimento Presencial
Recepção
Consultório