top of page

O que é ter saúde?


  • Texto publicado em meu antigo Blog em 23/01/2019

Como vai a sua saúde? Essa é uma pergunta bastante complexa! Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.

Ter saúde não é não ter doenças. Ter saúde é ter qualidade de vida!

E qualidade de vida está intimamente ligada as nossas escolhas do dia a dia.

É comum relacionarmos qualidade de vida com uma vida farta, o dinheiro pode sim trazer alguns confortos materiais, mas isso nada tem a ver com qualidade de vida.

Trabalhar é necessário, estudar é necessário, se relacionar é necessário, lazer é necessário, exercícios físicos são necessários, alimentação saudável é necessário, amizades são necessárias, saúde física é necessária... quanta coisa não é? Parece que faltará tempo para conseguir dar conta de tudo isso.

Realmente, o dia a dia em uma grande cidade parece consumir o nosso tempo de uma forma que não o vemos passar, mas isso também pode estar relacionado com as nossas escolhas. Existem coisas na vida que precisamos fazer para darmos contas de nossas obrigações do dia a dia, mas com esforço, podemos priorizar ter mais qualidade de vida em nossos dias!

Uma simples caminhada pela manhã, deixar o celular de lado e ter uma boa conversa pessoalmente, comer alimentos mais saudáveis, evitar refrigerantes e doces em excesso, dormir bem, evitar fumo e álcool em excesso, beber mais água, dedicar um tempo para si mesmo para momentos de reflexão, planejar um futuro que respeite a sua saúde, se permitir sonhar... são pequenos atos, simples, possíveis e que podem fazer a diferença no seu dia a dia!

Se conhecer melhor, respeitar os limites do seu corpo, respeitar os seus sentimentos e emoções, saber distingui-los para entender o que está acontecendo dentro de você é muito importante também!

Não espere as coisas saírem do controle para procurar ajuda! Pensar em prevenção é a melhor solução!


Psicóloga Aline Sartori

Facebook/Instagram: @psi.alinesartori


Comments


bottom of page