top of page

5 Dicas para melhorar o sono



Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo e isso não é por acaso, pois é durante o sono que são feitas uma série de reparações em nosso organismo:


> Nosso sistema imunológico se fortalece

> São produzidos hormônios importantes para o bom funcionamento do nosso corpo, um bom exemplo é o hormônio chamado leptina que é responsável pela sensação de saciedade, ou seja, quem dorme mal não libera a quantidade necessária desse hormônio no organismo e tende a sentir mais vontade de comer durante o dia

> Reparação do nosso sistema cardiovascular, por isso uma pessoa que não dorme bem tem tendência a desenvolver pressão alta ou problemas cardíacos mais graves

> Recuperação dos nossos músculos

> Consolidação das nossas memórias.


Acho que deu para perceber o quanto o sono é importante para a nossa saúde, não é?


Hoje quero falar sobre o sono das crianças, então confira 5 dicas para cuidar do sono dos pequenos.


Antes das dicas é importante lembrar que os bebês têm um ciclo de sono diferente, então é perfeitamente normal a criança acordar várias vezes durante a noite e até ter um pouco de dificuldade para voltar a dormir. É esperado que após os 2 anos de idade a criança já consiga ter uma noite de sono longa e sem interrupções, mas sabemos que muitas crianças acima dessa idade ainda apresentam dificuldades com o sono, então vamos as dicas!


1. Tem que ter rotina de sono. É necessário que a criança tenha horário para dormir e para acordar, pois isso ensina o organismo da criança e se torna um hábito que o próprio corpo costuma seguir sozinho depois. Então não dá para cada dia a criança ir dormir em um horário diferente!


2. Tem que preparar o ambiente. Você sabia que nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina que é responsável por induzir ao sono? Esse hormônio além de ter como função incitar o sono, ele também atua como reparador das nossas células. O curioso é que esse hormônio é produzido na ausência de luz. Por isso, prepare o ambiente diminuindo a iluminação e dando preferência a luzes amarelas mais fracas.


3. Tem que deixar os eletrônicos de lado. As telas dos aparelhos eletrônicos emitem uma luz branca azulada, que ao ser absorvida pela retina faz com que o cérebro se mantenha alerta pois a forte luz confunde o relógio biológico, atrapalhando a produção da melatonina. Então TV, computador e celular não podem ser usados antes de dormir, o ideal é parar o uso desses aparelhos mais ou menos 1 hora antes do horário de dormir.


4. Tem que acalmar o ambiente e a criança. Algo importante para nos atentarmos também é que criança agitada quer o que? Mais agitação! Então perto da hora de dormir dê preferência a atividades mais calmas com a criança: um banho relaxante e morno, músicas calmas, uma leitura de história ou uma conversa sobre o dia.


5. Tem que dormir na própria cama. O ideal é acostumar a criança, desde cedo, a dormir na própria cama. Até os 6 meses de idade é indicado que a criança durma no quarto dos pais para facilitar os cuidados com o bebê, mas nunca na cama dos pais. Após esse período, se a criança tiver o seu quartinho, é indicado que ela passe a dormir nele. Para ajudar nesse processo, os pais podem acompanhar a criança até que ela durma e caso a criança acorde no meio da noite, os pais precisam leva-la para o seu quarto e novamente aguardar ela pegar no sono, com o tempo ela irá se acostumar e passará a dormir sozinha sem problemas.


Mas uma vez eu digo: as coisas não acontecem do dia para a noite. É um processo. Precisa de empenho e consistência. Lembre-se que a criança que não dorme bem fica irritada, se alimenta mal, não se desenvolve bem e também tem o seu aprendizado comprometido.


Cuidar do sono é importante em qualquer etapa da vida. As dicas aqui também podem servir para os adultos.


Compartilho também uma curta animação que fala um pouquinho sobre alguns problemas que podemos desenvolver pela falta de qualidade no sono.


Então, vamos cuidar melhor do nosso sono?

Com carinho, Psicóloga Aline Sartori

CRP 06/124216

Comentarios


bottom of page