👉No livro “O cérebro da criança”, Daniel Siegel e Tina Bryson descrevem sobre esse método importante para ajudar a criança a integrar o lado direito (emocional) com o lado esquerdo (lógico) do cérebro.
Os autores falam que primeiro as crianças precisam se sentir acolhidos antes de tentarmos resolver os problemas de maneira lógica. 🥰👍
Como funciona? 🤔
👉Desde muito cedo somos treinados a resolver os problemas usando a lógica. Porém, em alguns momentos com a criança pequena, não tem como apresentar mil razões lógicas para ela parar de chorar porque a boneca quebrou.
✅Podemos usar uma oportunidade como essa para nos CONECTARMOS com a criança, acolhendo o sentimento dela.
Essa conexão pode acontecer através do toque físico: um abraço👐, um colo 🤱, um carinho 🥰, um tom de voz carinhoso 😊 e escuta 😉, deixando a criança contar o quanto está chateada por ter quebrado a boneca.
Fazendo isso, você está se conectando ao cérebro direito dela. 👍
👉Após essa conexão, você pode começar a REDIRECIONAR a situação para oferecer uma solução.
Após esse acolhimento, aí sim você pode tentar lidar com o problema de maneira mais racional e lógica, mostrando para a criança uma possível solução. Ou até mesmo explicando que a maneira como ela usou a boneca acabou a quebrando. 😉
✅Dessa maneira, você ensina a criança a integrar o cérebro, dando voz e espaço para expressão das emoções e chamando também para o pensamento lógico que ajuda a resolver os problemas de forma prática!
Conectar e redirecionar é uma ótima maneira de ensinar inteligência emocional para os nossos pequenos! 🥰
Você já passou por alguma situação parecida com o seu filho?
Comments