top of page

Psicólogo infantil atende apenas as crianças?


Afinal, o que faz o psicólogo infantil? Atende apenas as crianças?


Para se tornar um psicólogo é necessário cursar a graduação em psicologia e, após formado, é preciso se cadastrar no Conselho Regional de Psicologia (CRP) para se tornar apto a prestar atendimento psicológico, conhecido como psicoterapia. O psicólogo formado e habilitado no CRP está apto para atender qualquer pessoa de diferente idade. Surge então diversas possibilidades de atuação: dependência química, obesidade, psicologia infantil, psicologia jurídica, psicologia do esporte etc. O psicólogo escolhe qual área da psicologia tem interesse em se aprofundar mais e se especializar, dedicando seus estudos e pesquisas para a área escolhida, se aperfeiçoando cada vez mais nas dificuldades desses pacientes.


A(o) psicóloga(o) infantil dedica-se a estudar e entender melhor o desenvolvimento infantil, a educação das crianças, as dificuldades de aprendizagem e comportamento, a relação entre pais e filhos, professores e crianças e entre as próprias crianças.


Os psicólogos são os profissionais habilitados para:


- Ajudarem os pais a criarem filhos emocionalmente saudáveis através da orientação de pais;

- Auxiliarem e apoiarem professores em sala de aula com crianças desafiadoras, seja em comportamento ou dificuldade de aprendizagem;

- Atender crianças, adolescentes e adultos que se encontram em sofrimento.


O psicólogo infantil pode:


- Orientar pais, mães, cuidadores e professores sobre como funciona o desenvolvimento da criança e o que é esperado em cada faixa etária, discernindo se é necessária atenção e acompanhamento de um profissional;

- Orientar a como estimular os pequenos para que se desenvolvam plenamente, adquiram pensamento crítico e aprendam a lidar com as emoções de forma saudável entendendo que cada criança é única e precisa de um olhar diferenciado para que isso aconteça;

- Avaliar a dificuldade de aprendizagem ou de comportamento da criança e orientar qual a melhor maneira para ajudá-la;

- Acompanhar crianças que sofreram traumas psicológicos e precisam de ajuda para recuperarem sua autoestima.

- Oferecer ajuda para que os adultos que lidam com crianças, (sejam pais, mães, cuidadores, professores) tenham saúde psicológica e sejam acolhidos quando necessário.


Viu só? A psicologia infantil é bastante abrangente.


Através da psicoterapia, o psicólogo infantil pode trabalhar com crianças, adolescentes e adultos buscando construir uma maneira diferente para que eles lidem com os conflitos e desafios do dia a dia e se tornem pessoas emocionalmente saudáveis.


A psicologia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. Qualquer pessoa, não importa a idade, pode precisar de ajudar profissional em algum momento da vida para lidar com dificuldades, traumas, desafios, mudanças e muitas outras coisas que a vida pode trazer. E tudo bem!


Não tem problema pedir ajuda, o problema é sofrer sozinha(o). Nós, psicólogas, podemos caminhar junto com você!


Com carinho, Psicóloga Aline Sartori

CRP 06/124216


SEMANA DA PSICOLOGIA – 27/08: DIA DA PSICÓLOGA

コメント


bottom of page