top of page

O Poder da Escuta



A correria da vida faz crescer a necessidade para o imediatismo. Tudo tem que ser pra ontem, sem espera e sem demora. A tecnologia contribui, e muito, para isso. Um celular que está lento não serve mais, um computador que demora para processar precisa ser trocado, alguém que demora muito para falar.... opa! Espera ai!

É sobre isso que vamos falar hoje!


O imediatismo tem prejudicado as relações e as conversas. Já percebeu que falta paciência para ouvir as pessoas? Que muitas vezes enquanto o outro está falando, ao invés de ouvir com atenção, sua cabeça fica pensando no que irá responder? E com as crianças? Elas adoram contar as novidades, conversar, mostrar o que aprenderam...


Muitas pessoas conseguem passar horas ouvindo filmes, séries, telejornais, mas não conseguem passar 10 minutos ouvindo um ente querido.

Escutar é abrir espaço para que o outro possa entrar.

Muitas vezes o outro quer apenas ser ouvido, quer desabafar.


As crianças pequenas estão se desenvolvendo e precisam aprender a ouvir o outro, a considerar a opinião do outro, a fazer a vontade do outro e não somente a dela. Mas como incentivar a escuta entre as crianças, se os adultos já não se ouvem mais?


Escutar também é treino. Escutar precisa ser recíproco, ou seja, um dia você escuta e no outro é escutado.

Escutar traz benefícios: podemos conhecer melhor as outras pessoas, podemos conhecer outros pontos de vista, podemos entender melhor o que se passa com a outra pessoa e desenvolve em nós o autocontrole.


Pergunte como as pessoas estão e queira ouvir a resposta, saia do automático.

Os adultos devem mostrar para os pequenos que ouvir é bom e faz bem! E a criança que aprende isso em casa levará consigo esse aprendizado por onde passar!


Então, bora escutar mais?

Faz sentido isso pra você? Então compartilhe com mais pessoas!


Com carinho, Psicóloga Aline Sartori

CRP 06/124216

Comentarios


bottom of page