Você se identifica com essa frase?
Você está fazendo seus afazeres, trabalhando, cuidando de si mesma, sente-se bem e do nada vem aquela tristeza, aquele aperto no peito que você não sabe explicar.
Essa frase do post eu ouço com frequência em meu consultório. Geralmente, está tudo bem e do nada vem uma sensação ruim, uma tristeza, um desânimo e, aparentemente, parece não ter motivo ou não sabe explicar porque está se sentindo assim.
Por que acontece isso?
Como já falei aqui em outro post, a tristeza é diferente da depressão. Na tristeza, é fácil descobrir o porque está triste, geralmente é decorrente de algo recente.
Já a depressão começa assim. Sensações ruins, desânimos, tristezas sem motivos... esses são alguns sinais que seu corpo dá para mostrar que algo não vai bem!
Além disso, às vezes acumulamos tantas coisas, sobrecarregamos o nosso físico e a nossa mente, então fica uma sensação de que temos mil coisas para fazer e não conseguimos resolver nada. Parece que o dia acaba e não fizemos nada!
Isso gera dúvidas e cobranças em relação a você mesma e acaba também gerando um grande peso para você carregar.
Tem como resolver isso?
Tem sim! Primeiro, tente escutar melhor o seu corpo, preste atenção no que você sente, reflita sobre os seus pensamentos se são reais mesmo ou são suposições. Se perceber que a tristeza não passa e você não faz ideia de como lidar com ela, procure uma psicóloga. A psicoterapia é muito útil na prevenção e no tratamento da depressão.
Gostou desse conteúdo? Compartilha com seus amigos! 💚
Psicóloga Aline Sartori - CRP 08/34938
Comments